segunda-feira, 10 de junho de 2013

Casamento no seculo XVIII (18)

    Bom, hoje venho falar de algumas tradições do seculo XVIII, ou Era Georgiana na Inglaterra. Uma dessas tradições era o casamento, arranjado ou não. Bem, um grande motivo para o casamento arranjado era a expansão patrimonial,ou seja, para herdar patrimônios ou mante-los na família.Numa família pobre da época, quando o homem da família vinha a falecer,os bens patrimoniais eram passados para o parente homem mais próximo, como o filho, primo, sobrinho, etc. E as mulheres? Bem, se não fossem casadas ainda (Deus me livre!, nessa época. rsrs) teriam que apelar para que o herdeiro não as botasse na rua, por isso era   vital que arranjassem um bom e rico marido.


Cenas do filme A Duquesa


Georgiana Spencer

    Esses arranjos podiam ser feitos prometendo uma filha a alguém de família rica logo pela adolescência ou antes,ou ate com parentes da família. Ah, e a educação a as prendas eram aspectos importantes para ser uma noiva excepcional.A mulher devia ser educada, graciosa em seus modos,bonita, virgem. E deveriam, aconselhavelmente, saber tocar piano, bordar, desenhar, costurar,dançar... Apesar de parecer muito exigente e restritivo, o casamento do seculo 18 tinha lá suas graças e encanto,principalmente se a dama tivesse a sorte (milagrosamente) de encontrar alguém rico por quem se apaixonasse, assim poderia se casar por amor e ter uma vida de luxo e fortuna, como nossa querida Lizzy Bennet.
    Vamos comparar os relacionamentos do seculo 18 com os do seculo 21:
  • Seculo 21: Hoje em dia, tem aquela coisa de ficar(na balada, na escola, trabalho...), ou seja, tipo namorar, mas sem compromisso.
  • Seculo 18: Antigamente, se você gostasse de alguém, a unica chance de um contato físico seria durante os bailes,quando dançavam, e só! Nada de beijar, abraçar (a não ser que fosse bem escondido, sem ninguém ver, para os casais mais "rebeldes").
  • Seculo 21: Geralmente, a sequencia é: ficar-namorar-noivar-se casar.(tirando aqueles que tem filhos antes do casamento.
  • Seculo 18: A conquista era basicamente: troca de olhares bem discretos - chamada para dançar enquanto conversam(mas não era aconselhável dançar varias vezes com a mesma pessoa) -conhecer-se durante os bailes - o homem pede a mão da jovem para seu pai - casar.
  • Seculo 21: Normalmente, o homem compra as alianças e faz a tipica pergunta: "Quer casar comigo?" e pronto( se ela aceitar, é claro).
  • Seculo 18: O homem ajoelha-se diante da dama e diz(mais ou menos): "Devido ao tempo em que tive a honra de partilhar de vossa companhia, ouso dizer que tens a beleza e a graciosidade que me levaram a crer que desejaria tê-la como minha esposa. Aceita casar-se comigo?". Não é romântico? Bem melhor do que o simples "Casa comigo?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário